top of page

O perigo dos produtos zero açúcar

  • Foto do escritor: Meggy Pereira
    Meggy Pereira
  • 30 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Temos que tomar cuidado ao consumirmos alimentos descritos como zero açúcar. Saiba porquê;

Existem vários tipos de adoçantes, os naturais como o xilitol e eritritol e os artificiais.Dentre os adoçantes artificias temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k. Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose.

Vou falar aqui dos dois mais usados na culinária e que são mais perigosos que o açúcar e que até engordam.

sucralose

Assim como o açúcar, também vem da cana, mas é um composto sintético e altamente alterado em laboratório. A sucralose é um adoçante, com capacidade adoçante 600 vezes mais que a sacarose. Pesquisadores de Israel realizaram experimentos no qual já provaram que a sucralose faz mal a saúde. Por que a Sucralose faz mal à Saúde? De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente na chamada flora intestinal. Esse fenômeno leva a sérias alterações na maneira que o sistema digere o açúcar no organismo. Quando o nível de açúcar no sangue sobe, pode resultar em diabetes. O uso ostensivo da sucralose pode causar:

  • Disfunções de memória

  • Dificuldade de concentração

  • Tontura, vertigens

  • Até mesmo desmaios

Além disso, a substância Sucralose já foi associada a problemas digestivos, estomacais e a outros fenômenos nada confortáveis para o corpo humano, como excesso de gases e náuseas. O uso da sucralose nas bebidas quentes A pesquisa mais atual é a dos professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que diz que a sucralose em bebidas quentes é prejudicial à saúde. A explicação seria que as moléculas do composto se reorganizam ao entrar em contato com a alta temperatura, originando substâncias tóxicas. A sucralose, aquecida à uma temperatura de mais de 90°C, pouco abaixo do ponto de ebulição da água e bem próximo a temperatura do seu chá e café, da origem a uma reação química que libera outras substância. No meio de todas as substâncias encontradas, fizeram-se presentes os chamados HPAs, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos,que são cancerígenos.

Aspartames

É um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma doença genética chamada fenilcetonúria, pois ele contém o aminoácido fenilalanina, composto proibido nos casos de fenilcetonúria, além disso, o consumo excessivo de aspartame também está ligado a problemas como dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos, diabetes, déficit de atenção, doença de Alzheimer, lúpus, convulsões e má formações fetais, também sendo ligado ao aparecimento de câncer em alguns estudos feitos com ratos

Pesquisando sobre a alternativa mais saudável ao açúcar , a simples assim comida saudável optou pelo taumatina e xilitol,embora o xilitol deva ser usado com restrição pois como é metabolizado no intestino ele pode causar distúrbios gastrointestinais mas que cessam ao descontinuar o uso. Esse adoçante é considerado natural por ser extraído a partir de fibras de algumas plantas, como ameixa e milho. A grande vantagem associada a ele se deve ao fato de seu índice glicêmico ser bem baixo, de apenas 7, enquanto com o açúcar normal esse número varia de 60 a 70. Isso permite que ele seja consumido até por diabéticos, que precisam manter essa taxa sob controle. Além disso, aqueles que o utilizam na dieta dificilmente sofrem com cáries ou demais tipos de problemas nos dentes.

Aliás, o adoçante pode ser usado tanto no preparo de doces como para adoçar bebidas, sejam elas sucos, chás ou mesmo diferentes tipos de café, já que ele suporta altas temperaturas.

FONTE: LIVRO DO DR LAIR RIBEIRO, O LADO AMARGO DOS EDULCORANTES.






 
 
 

Commentaires


bottom of page