top of page
Buscar

Gorduras trans, porque não consumir

  • Foto do escritor: Meggy Pereira
    Meggy Pereira
  • 12 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Enquanto a insaturada recebe o apelido de “gordura boa”,(óleo de coco, azeite de oliva,e óleos vegetais não refinados em geral)) e a saturada, quando consumida na dose certa( carne bovina, suína, aves em geral) tem sua importância para o organismo, a gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade.

Quando se mencionam os infortúnios provocados pela trans, eles dizem respeito à versão hidrogenada, criada pela indústria. Essa gordura abala sem dó nosso perfil lipídico, pois eleva os níveis de colesterol ruim, pois como ela é modificada, suas moléculas são incompatíveis com os receptores do fígado, sendo assim o fígado rejeita esse NÁO alimento e como consequência ele fica acumulado nas artérias e vasos do corpo, provocando derrames, infartos e acúmulo de gordura no abdômen.


A utilidade da gordura trans para a indústria fica por conta do sabor e da conservação dos alimentos. Alimentos que são ricos em nessa gordura podem passar mais tempo nas prateleiras dos supermercados sem que se estraguem ou percam qualidade. Além disso, por ser mais barato do que manteiga e do que a banha, a ela tem larga aplicação em confeitarias, principalmente em bolos coloridos, chocolates e leite condensado. Ela pode estar presente até em algumas marcas de leite.


Por isso é tão importante ficarmos atentos aos rótulos dos alimentos e sempre que possível consumir produtos caseiros e artesanais. Nós da simples assim comida saudável usamos nas nossas receitas óleo de coco desodorizado, óleo de bagaço da oliva e no chocolate , cacau 100% e manteiga de cacau, prezando sempre pela saúde de nossos consumidores.












 
 
 

Comments


bottom of page